sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

GE Russa + Trens de passageiros da NOB/RFSSA + GE U20C







As 3 primeiras fotos mostram o estado deplorável da GE Russa #6454 "Engenheiro Jaime Cintra" em 2003/2004 em Triagem Pta, Bauru/SP. Todos os materiais nobres, principalmente cobre, foram furtados impiedosamente, ao mesmo tempo em que as GE V8´s(fabricação estadunidense) e Vandecas(fabricação brasileira) também foram vítimas. Apelidadas nos EUA como "Little Joe", em homenagem ao ditador soviético Joseph Stalin, quase foram exportadas para a então URSS, mas devido à Guerra Fria, foram vendidas nos próprios EUA e para o Brasil, exatamente para a lendária Companhia Paulista de Estradas de Ferro(CPEF), sendo assim numeradas de #450 a #454(locomotiva das fotos). Seu peso total era aproximadamente 242 toneladas, tinha rodagem 2-D+D-2, seu comprimento era aproximdamente 27 metros e foi(é) considerada a maior locomotiva elétrica do mundo! Na terceira foto, eis o um dos truques, ao fundo "carrinho" do próprio;
A 4ª foto mostra o último trem de passageiros da NOB/RFFSA, que estava partindo de Bauru/SP e tinha como destino, o estado de MS. Tal evento triste aconteceu em 10 de janeiro de 1992. A 5ª foto(provavelmente tiradas nos anos 70) mostra o trem típico da NOB/RFFSA, apelidado muitas vezes como o Trem do Pantanal. Todas estas fotos são de autoria desconhecida e cedidas pelo Núcleo de Pesquisa Regional UNESP/RFFSA, de Bauru/SP;
A GE U20C #3832 muito provavelmente não existe mais e supostamente falecida devido ao acidente ocorrido recentemente em Campo Grande/SP. Fica então a memória dela, que já vi várias vezes aqui em Bauru/SP;
A última foto é um brinde, de uma EMD G12 #7067 vista anteriormente neste blog.
















Nenhum comentário: